ARISTIDES DE SOUSA MENDES VEIO À ESCOLA
Num dia de chuva miudinha, Aristides de Sousa Mendes visita a nossa escola.
O helicóptero aterrou no parque de estacionamento. Vinha acompanhado pela esposa e por dez dos seus filhos. Ao descer foi recebido com muitos aplausos. Toda a comunidade escolar batia palmas e entoou o seu nome centenas de vezes. Acenou, agradeceu e, com os professores do Conselho Executivo dirigiu-se ao Clube da Rádio. Aqui, foi entrevistado por dois alunos do 6º D para que toda a escola conhecesse quais os objectivos da sua visita. Aristides falou da sua vida como diplomata, da sua experiência em Bordéus quando passou milhares de passaportes que permitiram salvar mais de 30 000 pessoas, dos valores que defende e das escolas que têm o seu nome (Portimão, Cabanas de Viriato e Póvoa de Santa Iria).
Terminada a entrevista dirigiu-se para o Refeitório para dar ma Conferência subordinada ao tema “Direitos Humanos”.
Havia algum barulho mas nada que não se resolvesse. Levantou a mão direita agradeceu os aplausos e sentou-se no lugar de honra.
Ofereceu um livro à escola, respondeu às perguntas dos alunos de 9º ano e colocou uma mala em cima da mesa. Nem imaginam o que ele trazia lá dentro. Um fato de treino, para jogar um jogo de futebol com os alunos.
Agradeceu, mais uma vez os aplausos e dirigiu-se aos balneários para trocar de roupa. Para a história o resultado não conta. Aristides mostrou uma grande capacidade física e um bom fair-play.
De seguida dirigiu-se ao CRE.
Aqui começou por reservar um livro depois ouviu música e leu documentos escritos pelos alunos que estavam afixados nas paredes, Ouviu alunos do 6º D a declamar poemas e assistiu à peça de teatro “Liberdade e Justiça”. À saída do CRE inaugurou uma exposição designada “Aristides de Sousa Mendes – Um herói português”.
No recreio não resistiu a jogar uma partida de ping-pong e descerrou uma placa comemorativa para assinalar a sua visita.
Depois de almoçar “Rancho”, tomou um café no bar e dirigiu-se para a saída da escola. A sua visita estava a chegar ao fim.
Acompanhado pela Presidente do Conselho Executivo deu um longo passeio pelas zonas verdes da escola. Mas ainda havia uma última surpresa. No exterior da escola os alunos de Música do 3º ciclo cantaram e tocaram várias canções em sua homenagem. Aristides emocionado chorou de alegria e assim partiu no meio do maior aplauso do mundo.
Acompanharam Aristides de Sousa Mendes os repórteres: João B.; Aylton; Joana S.; Bruno M. e João G.
E os filhos e a esposa o que andaram a fazer?
Os nossos repórteres informarão brevemente.
Convém estudar, os testes estão para breve.
1 comentário:
Muito giro
Enviar um comentário