31/10/08

HALLOWEEN


Hoje, no dia de Halloween, numa das salas da nossa escola (27) entramos no mundo do Harry Potter.

Ao chegar começamos por fazer perguntas às personagens Harry Potter e Minerva.

Depois das nossas perguntas, em inglês, pedimos para falarem português, para percebermos melhor o que estavam a dizer .

A primeira experiência foi a do chá e do açúcar. Este era escuro, depois de mexermos alguns minutos com a colher, o liquido tornou-se transparente .

A segunda foi com os gritos dos rapazes e das raparigas dentro de um boião. O liquido cor-de-rosa era das raparigas e o liquido azul era dos rapazes. Se nós gritassemos para dentro do boião o líquido escurecia um bocado. Quem é que ganhou quem foi?... as raparigas, claro!

E a última experiência foi o tabuleiro de xadrez do Harry que se movimentava, não só com as mãos mas também com o íman que estava dentro das peças, como na varinha do Harry Potter.

Esta actividade passou a correr. Quem me dera andar na escola mágica!



Reporter

Joana Ferreira silva

Halloween


É neste dia,31 de Outubro que celebramos o dia das bruxas ou seja o Hlloween.Recolham os doces e façam travessuras que é mesmo para isso que o Halloween serve.

Mas atencão na Inglaterra neste dia também é o dia dos mortos por isso é que vos aviso que pode andar por aí um morto-vivo.

Não se assustem e bom Halloween com doces e travessuras.


Repórter Ana Teresa

O MEU PRIMEIRO DIA NA RÁDIO


No dia 23 de Outubro, em Área de Projecto, a maioria dos alunos da turma foi à Rádio para treinarmos a voz. Foi muito fixe. Alguns colegas estiveram a ler poesia outros leram pequenos textos sobre Aristides de Sousa Mendes, o nosso grande herói.


Repórter - Ruben

30/10/08

DIA DOS DIREITOS HUMANOS

No passado dia 10 de Dezembro, comemorou-se, mais uma vez na nossa Escola, o Dia Mundial dos Direitos do Homem. A actividade, dinamizada pelo Departamento de Formação Pessoal e Social, envolveu, este ano, as turmas dos 6º e 7º anos, que se empenharam, durante as aulas de Formação Cívica e E.M.R.C, na leitura comentada de textos diversificados, na reflexão e debate sobre factos, vivências e questões relacionadas com a crise de valores crescente na nossa sociedade e no Mundo, em geral.
Organizados em grupos, os alunos elaboraram, depois, diversos trabalhos interessantes e criativos, em que, através de imagens sugestivas, fotos realistas e textos apelativos, denunciaram graves violações dos direitos humanos na sociedade actual. A violência, a guerra, a fome, a pobreza, a discriminação social, a criminalidade, as desigualdades e injustiças sociais foram as temáticas predominantemente abordadas, cujo tratamento, no seu conjunto, exprimiu um grito de alerta para os perigos em que incorre a Humanidade decadente do nosso século.
O produto final das actividades desenvolvidas culminou com uma exposição de trabalhos, no átrio da Escola que, pelo seu interesse e qualidade, mereceu a demora de um olhar e espírito atentos, bem como o apreço de todos aqueles que, intransigentemente, lutam pela defesa da Dignidade Humana.
Em nome da Globalização da Paz, da Justiça, da Liberdade e da Fraternidade entre todos os povos do Mundo, exigiu-se o cumprimento e a dignificação dos Direitos Humanos para Todos.
Cumpriu-se pois, deste modo, um importante dever de Cidadania. REPORTER:JOAO.B

HALLOWEEN


hoje,30 de Outubro, em Área de Projecto, estamos a fazer trabalhos sobre o Halloween. 8 alunos estão com a Professora Rosa e os outros 8 estão, aqui, no Clube da Rádio. Milagre, no G1 há Net!


Continuamos a treinar a voz lendo notícias que constam neste blog.

Estamos a melhorar.

Um dia destes entramos em directo no intervalo de 20 minutos (manhã).


João B.

27/10/08

HORA DA POESIA

Meninas e Meninos


Todos já vimos

nos livros,nos jornais,no cinema e na televisão

retratos de meninas e meninos

a defender a liberdade de armas na mão.


Todos já vimos nos livros,nos jornais,no cinema e na televisão

retratos de cadáveres de meninas e meninos

que morreram a defender a liberdade de armas na mão


Todos já vimos!

E então?


Fernando Sylvan

Timor


Repórter Teresa

24/10/08

O MEU PRIMEIRO DIA NA RÁDIO

No dia 23 de Outubro a minha turma, 6 ºD, foi pela primeira vez, ao Clube da Rádio.
Começamos por ouvir a explicação do nosso professor Manuel Matos.
Aprendemos a ver como: se mexia no volume, no computador, e muito mais...Na aula de A.P. aprendemos a improvisar, a ler um texto ... por momentos fomos repórteres da Rádio.

Vamos continuar a treinar, por isso preparem-se para o melhor!

Reporter(Bruno)

Alerta Bullying


O Bullying é um tema recente em Portugal.


Foi divulgado, primeiramente, à comunidade escolar através de textos e/ou programas escolares leccionados por professores de língua estrangeira, que já estavam mais despertos para o assunto.
Embora a nossa escola não seja uma das mais afectadas por estes problemas, achamos que todos devem estar alerta, pois o bullying é um problema grave à escala mundial, que pode levar, por exemplo, à depressão, à perda de auto-estima e, em última instância, ao suicídio, conhecido por "bullycide".
Todos os alunos têm o direito de se sentir seguros quando vêm para a escola. Infelizmente não é aquilo que sempre acontece
Reporter Ana Teresa

QUEIMADAS NO MOUCHÃO DA PÓVOA

No dia 22 de Outubro, no Mouchão, fizeram uma queimada. O Mouchão é uma ilha que fica no meio do rio Tejo. Fizeram estas queimadas para eliminar os desperdicíos pois aquela zona estava cheia de mato.

Já imaginaram se o fogo saltasse o rio, aqui para a Póvoa de Santa de Iria?! Bem, mas isso não aconteceu.

Eu agora despeço-me de todos vocês.

Repórter(Bruno)

23/10/08

Hora da poesia


Mãe Negra


A mãe negra embala o filho.


Canta a remota canção

que seus avós ja cantavam

em noites sem madrugada.


Canta,canta para o céu

Tão estrelado e festivo.


É para o céu que ela canta,

Que o céu

Às vezes também e negro
Repórter Ana Teresa

Às vezes também somos notícia!




No princípio desta semana, aconteceu algo que retirou capacidades e mobilidade a um repórter do nosso blog.O seu nome é Gonçalo M.


Andando pelo recreio da escola em busca de notícias, segundo consta, colocou mal o pé, tropeçou num colega, deu cabo de uma árvore e ainda rasgou uma meia.
As dores apareceram do nada, as queixas foram aumentando e teve de ir ao hospital.
As provas estão apresentadas em cima.
Pedimos ao médico de família de um familiar anónimo para analisar as radiografias.

Passo a citar o seu parecer:
"Esta radiografia parece não apresentar danos graves, apenas torção ... os músculos estão no lugar ... serão apenas alguns dias para recuperar totalmente. Até lá ,convém descansar o pé, não andar ao pé coxinho, beber muita água e não andar com os colegas todos por perto".

Sendo assim resta-nos desejar as melhoras ao Gonçalo um rapaz com um esqueleto muito lindo.

GEOMETRIA NO ENVOLVIMENTO DO DANIEL


A geometria está presente em todo o lado. Paralelas, perpendiculares, ângulos ... nos prédios, nos móveis ... tudo obedece a regras simples e fáceis de observar.

O que não combina neste desenho?

18/10/08

AMANHÃ ... ACONTECEU!

ARISTIDES DE SOUSA MENDES VEIO À ESCOLA

Num dia de chuva miudinha, Aristides de Sousa Mendes visita a nossa escola.
O helicóptero aterrou no parque de estacionamento. Vinha acompanhado pela esposa e por dez dos seus filhos. Ao descer foi recebido com muitos aplausos. Toda a comunidade escolar batia palmas e entoou o seu nome centenas de vezes. Acenou, agradeceu e, com os professores do Conselho Executivo dirigiu-se ao Clube da Rádio. Aqui, foi entrevistado por dois alunos do 6º D para que toda a escola conhecesse quais os objectivos da sua visita. Aristides falou da sua vida como diplomata, da sua experiência em Bordéus quando passou milhares de passaportes que permitiram salvar mais de 30 000 pessoas, dos valores que defende e das escolas que têm o seu nome (Portimão, Cabanas de Viriato e Póvoa de Santa Iria).
Terminada a entrevista dirigiu-se para o Refeitório para dar ma Conferência subordinada ao tema “Direitos Humanos”.
Havia algum barulho mas nada que não se resolvesse. Levantou a mão direita agradeceu os aplausos e sentou-se no lugar de honra.
Ofereceu um livro à escola, respondeu às perguntas dos alunos de 9º ano e colocou uma mala em cima da mesa. Nem imaginam o que ele trazia lá dentro. Um fato de treino, para jogar um jogo de futebol com os alunos.
Agradeceu, mais uma vez os aplausos e dirigiu-se aos balneários para trocar de roupa. Para a história o resultado não conta. Aristides mostrou uma grande capacidade física e um bom fair-play.
De seguida dirigiu-se ao CRE.
Aqui começou por reservar um livro depois ouviu música e leu documentos escritos pelos alunos que estavam afixados nas paredes, Ouviu alunos do 6º D a declamar poemas e assistiu à peça de teatro “Liberdade e Justiça”. À saída do CRE inaugurou uma exposição designada “Aristides de Sousa Mendes – Um herói português”.
No recreio não resistiu a jogar uma partida de ping-pong e descerrou uma placa comemorativa para assinalar a sua visita.
Depois de almoçar “Rancho”, tomou um café no bar e dirigiu-se para a saída da escola. A sua visita estava a chegar ao fim.
Acompanhado pela Presidente do Conselho Executivo deu um longo passeio pelas zonas verdes da escola. Mas ainda havia uma última surpresa. No exterior da escola os alunos de Música do 3º ciclo cantaram e tocaram várias canções em sua homenagem. Aristides emocionado chorou de alegria e assim partiu no meio do maior aplauso do mundo.
Acompanharam Aristides de Sousa Mendes os repórteres: João B.; Aylton; Joana S.; Bruno M. e João G.
E os filhos e a esposa o que andaram a fazer?
Os nossos repórteres informarão brevemente.
Convém estudar, os testes estão para breve.

ENTREVISTA

ENTREVISTA A ALGUNS ALUNOS DO 5ºD

Repórteres em serviço: Joana M., Ana Teresa, Mariana e Ana Rita S.

O CRE organizou uma visita guiada para os alunos do 5ºano e assim dar-lhes a conhecer este espaço.
Nós, alunos do 6ºD aproveitamos para no final podermos fazer uma entrevista a alguns alunos e aos professores que organizaram esta actividade.

6ºD: Como se chamam?
Ana: Ana Sofia.
Manuel: Manuel Lopes.

6ºD: Sabem o que significa CRE?
M: Biblioteca.
A: Centro de Recursos Educativos.

6ºD: O que acham do CRE?
M: Giro, grande, precioso
A: Um lugar agradável.

6ºD:O que significa a bola vermelha nos livros?
A/M: Que não podemos levar para casa.

6ºD: O que podem fazer no CRE?
A: ler, jogar, estudar, ouvir música…
M: Ver filmes e fazer pesquisas nos computadores.

6ºD: O que acharam desta visita?
A: Interessante.
M: Ficámos a saber o que podíamos fazer.
6ºD: Muito obrigado

Resolvemos também entrevistar algumas professoras e funcionárias.

6ºD: Acha que os alunos se portaram bem?
Prof. Conceição: Sim muito bem e muito interessados
6ºD: Foi muito difícil organizar esta visita?
Prof. Joana: Não. Contei com a ajuda de pessoas que já têm experiência de anos anteriores.
6ºD:Acha que esta visita foi útil?
Prof. Joana: Sim. Deste modo os alunos ficaram a conhecer as regras e as actividades que podem fazer aqui.
6ºD: Os alunos cumprem sempre as regras?
Isa: Às vezes. Trazem as mochilas, vão a sites proibidos, falam alto.
6ºD: Muito obrigado mas agora temos de ir para a sala pois está a tocar.

17/10/08

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O dia 16 de Outubro é o dia da«ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL».
É fundamental uma alimentação equilibrada para termos maior resistência fisíca, para evitarmos as doenças, para nos concentrarmos mais, etc...
Para sabermos como ter uma alimentação saudável devemos consultar a roda e a pirâmide dos alimentos.

Nota: Quem está a crescer não pode se esquecer do leite.

Reporter (Bruno)

11/10/08

A GEOMETRIA DO GONÇALO M.


A GEOMETRIA DA AN RITA S.


A GEOMETRIA DA JOANA S.


A GEOMETRIA DO ANDRÉ


A GEOMETRIA DO JOÃO BICA


A GEOMETRIA DO JOANA M.


A GEOMETRIA DO BRUNO


A RÁDIO

A rádio da escola está prevista estreiar na próxima semana na 5ª feira.E nela vão passar noticías sobre: a cantina,sobre a escola, e muito e ainda vão passar músicas escolhidas por nós a turma do 6º D e claro pelos nossos professores:Manuel M e Rosa Galante

Saudações

Reporter (Bruno)

09/10/08

ARISTIDES SOUSA MENDES


"...A 8 de Julho de 1940, Aristides encontra-se regressado a Portugal. Será punido pelo governo de Salazar: ele priva Sousa Mendes, pai de uma família numerosa, do seu emprego diplomático por um ano, diminui em metade o seu salário, antes de o enviar para a reforma. Para além disso, Sousa Mendes perde o direito de exercer a profissão de advogado. A sua licença de condução, emitida no estrangeiro, é-lhe retirada.
O cônsul demitido e sua família sobrevivem graças à solidariedade da comunidade judaica de Lisboa, que facilitou a alguns dos seus filhos os estudos nos Estados Unidos. Dois dos seus filhos participaram no Desembarque da Normandia.
Ele frequentou, juntamente com os seus familiares a cantina da assistência judaica internacional, onde causou impressão pelas suas ricas vestimentas e sua presença. Certo dia, teve de confirmar: "Nós também, nós somos refugiados".
Em 1945, Salazar felicitou-se por Portugal ter ajudado os refugiados, recusando-se no entanto a reintegrar Sousa Mendes no corpo diplomático.
A sua miséria será ainda maior: venda dos bens, morte de sua esposa em 1948, emigração dos seus filhos, com uma excepção.
Aristides de Sousa Mendes faleceu muito pobre a 3 de Abril de 1954 no hospital dos franciscanos em Lisboa. Não possuindo um fato próprio, foi enterrado numa túnica de franciscanos..."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristides_de_Sousa_Mendes

Reporter(Joana S. & João G.)


HORA DA POESIA


EPIGRAMA





Levando um velho avarento

Uma pedrada num olho,

Pôs-se-lhe no mesmo instante

Tamanho como um repolho.

Certo doutor não das dúzias

Mas sim médico perfeito,

Dez moedas lhe pedia,

Para o livrar do defeito

"Dez moedas! (diz o avaro)

Meu sangue não desperdiço:

Dez moedas por um olho!

O outro dou eu por isso."



BOCAGE

Poeta português


Retirado do livro "Primeiro Livro de Poesia"
Repórteres Ana T. e Joana M.

ARISTIDES SOUSA MENDES



"...Criada por escritura notarial em Fevereiro de 2000 e, reconhecida pelo governo português em 7 de Abril do mesmo ano, a Fundação Aristides de Sousa Mendes foi pensada com o intuito de promover o respeito pelos Direitos Humanos, tendo como referência a acção humanitária do diplomata português que lhe dá o nome.
Efectivamente, durante a II Guerra Mundial, envolvendo-se numa actuação humanitária, Aristides de Sousa Mendes optou por salvar vidas, em detrimento dos seus interesses pessoais, vindo a sofrer a perseguição sistemática por parte dos poderes instituídos, até ao fim da sua vida.
Com o apoio financeiro do Ministério de Negócios Estrangeiros, a Fundação adquiriu a ‘Casa do Passal’, pertencente, em tempos, ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes e que, de modo simbólico, representa o sacrifício dos interesses pessoais em prol de valores mais altos.

A aquisição desta casa reveste-se de grande importância para a Fundação, constituindo sede da mesma, e a possibilidade de se perpetuar valores através de um Museu alusivo a Aristides de Sousa Mendes e aos refugiados do Holocausto. É nesse sentido, que a Fundação tem concentrado os seus esforços na recolha de fundos para proceder ao restauro do imóvel.
Por outro lado, visando sempre os princípios que pautaram a sua criação, a Fundação tem participado em diversas iniciativas e colaborado com entidades como escolas, universidades e meios de comunicação. Esta colaboração tem-se concretizado ao nível da cedência de documentação, da preparação de artigos e de material de divulgação sobre a acção do Cônsul, e da presença de alguns dos seus membros em conferências, exposições e homenagens, realizadas em território nacional e no estrangeiro, bem como da celebração de protocolos com algumas instituições..."


Reporter(andre e bruno)

UM HEROI PORTUGUÊS - MUSEU VIRTUAL


... "Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus que em 1940 salvou milhares de judeus, contrariando ordens de Salazar, foi acusado, no seu país, de “desobediência, falsificação de escritos, abandono de lugar e concussão”.
Grandes dificuldades lhe foram impostas, com graves consequências na sua vida e na família, que se dispersou.Morreu em 1954, no Hospital da Ordem Terceira, e muito próximo da miséria.
Muito tempo depois, foi “reabilitado”, e a utilização das aspas não é um lapso. O termo técnico é esse justamente, reabilitado.
É um orgulho que de entre os grandes portugueses tenha existido um tal Aristides de Sousa Mendes.
E que, assinalando a sua reabilitação há 20 anos, pelo Parlamento, tenha sido inaugurado, no dia 19, o seu museu virtual" ...


Texto retirado de um blog da Internet

Trabalho realizado pelo Rúben O. e Daniel M.

A FAMÍLIA DE ARISTIDES


... Mas foi em Bordéus que a história prendeu Sousa Mendes nas suas garras. O seu destino passou a estar inelutavelmente ligado ao destino colectivo de dezenas de milhares de pessoas desaparecidas. Assumiu-se como homem certo no lugar e momento certos. Aquilo que muitos poderiam considerar como defeitos de personalidade num diplomata - a natureza demasiado emotiva e o seu carácter impulsivo - tornaram-se força motora de um heroísmo.
Sacrificou tudo quanto amava e prezava - uma família, uma carreira - por estranhos de quem se apiedou associando ao seu honroso desempenho a espiritualidade e dignidade humana então raras, mas que, afinal, caracterizam o povo português. Numa altura em que pairava a rebeldia pelo mundo, Sousa Mendes não só era um digno diplomata como também se desenhava como o modelo do português crítico, o representante ideal da nação que todos gostaríamos que Portugal sempre fosse.
As suas atitudes tinham o cheiro do perfume cuja marca a lei portuguesa só viria a reconhecer tardiamente. Ainda assim, aos olhos dos poucos que um dia ouviram falar de Sousa Mendes, a mais viva recordação que resta deste "salvador de vidas" português é a punição desumana que lhe foi atribuída:
Salazar e seus discípulos condenaram-no à "pena de um ano de inactividade" com direito apenas a "metade do vencimento da categoria", tendo sido colocado "na disponibilidade aguardando aposentação", situação da qual só viria a se livrar com a morte, mais de 13 anos depois...”
TRABALHO REALIZADO POR: MARIANA E RITA
Reporter(Mariana & Rita S.)

ARISTIDES SOUSA MENDES


“...Os homens são do tamanho dos valores que defendem. Aristides de Sousa Mendes foi, talvez por isso, um dos poucos heróis nacionais do século XX e o maior símbolo português saído da II Guerra Mundial. Em 1940, quando era cônsul em Bordéus, protagonizou a "desobediência justa". Não acatou a proibição de Salazar de se passarem vistos a refugiados: transgrediu e passou 30 mil, sobretudo a judeus. Foi demitido compulsivamente. A sua vida estilhaçou-se por completo. "É o herói vulgar. Não estava preso a causas. Estava preso a uma questão fundamental..."
Reporter(Teresa & Joana Menoita)

ARISTIDES SOUSA MENDES


"...Mas foi em Bordéus que a história prendeu Sousa Mendes nas suas garras. O seu destino passou a estar inelutavelmente ligado ao destino colectivo de dezenas de milhares de pessoas desaparecidas. Assumiu-se como homem certo no lugar e momento certos. Aquilo que muitos poderiam considerar como defeitos de personalidade num diplomata - a natureza demasiado emotiva e o seu carácter impulsivo - tornaram-se força motora de um heroísmo.
Sacrificou tudo quanto amava e presava - uma família, uma carreira - por estranhos de quem se apiedou associando ao seu honroso desempenho a espiritualidade e dignidade humana então raras, mas que, afinal, caracterizam o povo português. Numa altura em que pairava a rebeldia pelo mundo, Sousa Mendes não só era um digno diplomata como também se desenhava como o modelo do português crítico, o representante ideal da nação que todos gostaríamos que Portugal sempre fosse..."

http://www.sousamendes.com/zindex.htm

Reporter(Aylton & G0nçalo)

ARISTIDES DE SOUSA MENDES


"Nasceu em 19 de Julho de 1885, na pequena localidade de Cabanas de Viriato, perto de Mangualde (Portugal). Estudou Direito em Coimbra, licenciando-se em 1907.A 12 de Maio de 1910, foi noeado cônsul de 2ª classe naa Guiana Britânica, passando depois a exercer funções em Zamzibar, onde ganhou muito prestígio. Em 1918, em plena ditadura de Sidónio Pais, foi promovido a cônsul de 1ª classe. Devido à sua simpatia pela causa monárquica ficou inactivo de 1919 até 1921, altura em que foi convidado a dirigir o consulado em S. Francisco.Com o golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, Sousa Mendes foi nomeado cônsul em Vigo. Apoiando e servindo desde o seu início o regime ditatorial, recebeu várias vezes louvores de Salazar. Todavia, com o afastamento do irmão do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, Sousa Mendes ficou revoltado com o Governo.De 1931 a 1938 foi cônsul em Antuérpia, sendo então transferido para Bordéus. À medida que crescia na Europa o Nazismo, crescia também o número de refugiados, sobretudo judeus. Muitos deles foram para Bordéus, então sob o governo de Vichy. Aí, Sousa Mendes concedeu milhares de vistos a judeus que procuravam escapar ao extermínio nazi. Esta atitude desagradou muito a Salazar, que o destituiu em 1940. Sousa Mendes ainda apelou para o Supremo Tribunal Administrativo e para a Assembleia Nacional, mas de nada lhe valeu. Em Bordéus, porém, foi-lhe erguida uma estátua." ...



um trabalho realizado por:joao,b e carlos alves

ARISTIDES SOUSA MENDES


"...Aristides instala-se em Lisboa em 1907 após a licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra, tal como o seu irmão gémeo. Ambos enveredaram pela carreira diplomática; Aristides ocupará deste modo diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora: Zanzibar, Brasil, Estados Unidos da América. Em 1929 é nomeado Cônsul-geral em Antuérpia, cargo que ocupa até 1938. O seu empenho na promoção da imagem de Portugal não passa despercebido. É condecorado por duas vezes por Leopoldo III, rei da Bélgica, tendo-o feito oficial da Ordem de Leopoldo e comendador da Ordem da Coroa, a mais alta condecoração belga. Durante o periodo em que viveu na Bélgica, conviveu com personalidades ilustres, como o escritor Maurice Maeterlinck, Prémio Nobel da Literatura e o ciêntista Albert Einstein, Prémio Nobel da Fisica. Depois de quase dez anos de serviço na Bélgica, Salazar, presidente do Conselho de Ministros e ministro dos negócios estrangeiros, nomeia Sousa Mendes cônsul em Bordéus, França..."
Reporter (JoanaM & Sheila)

MORREU PAUL NEWMAN


A morte do homem dos grandes olhos azuis chamado Paul Leonard Newman nascido a 26 de Janeiro de 1925 fechou os olhos a 26 de Setembro de 2008.

Morreu perto da família de ataque cardíaco.

Tinha 83 anos e fez dezenas de filmes em Hollywodd.

Em 2002, Paul Newman, com 77 anos perdeu o charme que tinha e 2 anos antes de morrer fez a voz em "CARS" um grande filme de sucesso.


Com saudades ...


Repórter João G. 6º D

ARISTIDES SOUSA MENDES


"... Heroís não são apenas os que lutam nos campos de batalha ou que vivem aventuras empolgantes. Heroí é tambem o homem que, correndo contra o tempo, assina vistos de trânsito a milhares de judeus em fuga - numa França ocupada pelos alemães, contra a ordem expressa do ditador e sabendo que seria alto o preço a pagar por essa desobediência..."
Foi um grande homem lutador e honesto!!!
reporter (Bruno)

ARISTIDES DE SOUSA MENDES


Uma pequena nota


"Aristides de Sousa Mendes (Cabanas de Viriato, 19 de Julho de 1885 — Lisboa, 3 de Abril de 1954) foi um diplomata português. Ele recusou seguir as ordens do seu governo (o regime de Salazar) e concedeu vistos a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial. Aristides salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto"...


06/10/08

5 de Outubro

No dia 5 de Outubro de 1910 aconteceu uma coisa memorável: A IMPLANTAÇÃO DA RÉPUBLICA .
Graças aos combatentes e aos homems do povo, a monarquia caíu, e passamos para a Républica .O nosso país tornou-se uma sociedade com mais liberdade e devemos agradecer sempre aos antigos republicanos.

Saudações

Reporter(Bruno)

OS ANIMAIS

No dia 4 de Outubro, é celebrado o dia do ANIMAL.O animal é simplesmente o melhor amigo do homem, ajuda-o em muitas tarefas e alguns até o protegem. Sinceramente, acho que este dia devia ser celebrado com mais alegria.
Por isto tudo não se esqueçam de cuidar bem dos seus animais ou animal.


Saudações para vocÊs e para os vossos animais.

Reporter (Bruno)

05/10/08

DESPORTO ESCOLAR Feminino

No sector feminino as actividades para o este ano lectivo
são:
VOLEIBOL
Para alunas nascidas em 1998
Horário - 4ª Feira das 14.00 às 17.00 horas e noutro dia a definir.
O responsável é o professor António P.

VOLEIBOL
Para alunas nascidas em 1996 e 1997 (Infantis B)
Horário - 4ª Feira das 14.00 às 17.00 horas e noutro dia a definir.
O reponsável é o professor Sérgio N.

Na próxima semana falaremos do Clube das Sevilhanas

Repórter Carlos

04/10/08

FUTEBOL

Esta semana as equipas portuguesas disputaram jogos internacionais.
O Porto perdeu em Londres com o Arsenal por 4 a 0.
O Sporting, apesar dos adeptos não terem gostado da equipa esta ganhou ao Basileia por 2 a 0.
No derbi SportingVSPorto houve grande rivalidade mas no final deste jogo o Porto ganhou 2 a 1.
Na Taça UEFA só o Benfica Braga passaram à fase de grupos. O Seúbal, o Guimarães e o Marítimo já só pensam na próxima época.

Saudações desportivas

Aylton e Gonçalo M.

03/10/08

INSTANTES DE OUTUBRO - SALA 3





OS CACIFOS

Os cacifos foram atribuidos no dia 1 de Outubro às 18:30 horas, e as listas estão afixadas na vitrina no átrio central . Custam 10 euros por ano escolar. Os nossos repórteres Bruno e Bica foram falar com a D. Cila, e descobriram que o prazo de pagamento é até ao dia 31 de Outubro, por isso quem ganhou cacifo e o quiser, não se esqueça de pagar dentro do prazo.

Bom fim de semana

Reporteres(Bruno e J. Bica)

1 MINUTO PELA TERRA

A Rádio Antena 1 tem uma rubrica diária com este nome.

Porque é um tema que interessa a todos torna-se público, aqui, um excerto, agradecendo desde já à professora Angélica do R., do grupo de História, a partilha destes documentos.

Transcrevo
"Optar pelas escadas

Até no modo como nos fazemos transportar dentro de um edifício podemos ser mais amigos do ambiente. Para descer um ou dois andares temos duas opções à escolha: elevador ou escadas?
O consumo energético do elevador é ELEVADO,por isso optar pelas escadas é o mais ecológico.
Agindo desta forma poupa energia, faz um pouco de exercício e até ganah no tempo de espera pelo elevador.

1 minuto pela terra - Antena 1 - 31.3.2008"

Apresentem artigos que possam ajudar todos a reflectir sobre o papel que nos cabe para conservar a "nossa casa".

Bom fim de semana

MM

A MINHA PRIMEIRA ENTREVISTA

Durante a aula de Área de Projecto do dia 2 de Outubro fui com o meu professor fazer uma entrevista aos alunos que estavam no recreio.
Perguntei às alunas do 8º D o que mais gostavam na escola. O Ginásio, o Bar e o CRE foram considerados os locais mais agradáveis.
As 4 alunas referiram que não gostavam da comida do refeitório e achavam que a quantidade era pouca.
Informaram-me que têm de trazer tinta de casa para pintar as mesas do recreio, pois tinham sido apanhadas a fazer declarações de amor nas mesmas.

Ainda hei-de dar mais novidades!

João G